Campo Grande/MS
VALE AS CONSEQUÊNCIAS?
06 fevereiro 2019 - 08h47Por Michael Franco

Funcionários da Vale presos por suspeita de fraude nos laudos de segurança são liberados

Após o desastre, população de Brumadinho fica ameaçada por doenças perigosas e altamente transmissíveis como dengue e leptosprose

OUVIR
Bombeiros trabalham com ajuda e cães em Brumadinho (Foto: Divulgação - Corpo de Bombeiros)

Até o momento, há 134 mortos confirmados, 122 deles foram identificados. 199 ainda estão desaparecidos em Brumadinho, Minas Gerais. Sobre os funcionarios e terceirizados da Vale que tinham sido presos no último dia 29, ontem o Superior Tribunal de Justiça concedeu liberdade a eles.

André Yassuda e Makoto Mamba eram engenheiros da TUV SUD, empresa contratada pela mineradora para prestar serviço. Já Cesar Augusto Grandchamp, Ricardo de Oliveira e Rodrigo Artur Gomes de Melo eram funcionários da Vale. Todos tiveram seus pedidos de liberdade negados liminarmente pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais e, então, recorreram ao STJ.

Lá, a decisão foi unânime. O presidente da sexta turma e relator dos pedidos de liberdade, Nefi Cordeiro, disse que os mandados de prisão não indicavam sequer se havia culpa dos funcionários e engenheiros ao atestar a segurança das barragens. 

Doenças à vista

Os moradores da região ainda nem se recuperaram da tragédia, mas já estão preocupados com uma das
consequências do rompimento da barragem. A cidade mineira pode enfrentar surtos de doenças como dengue, febre amarela, esquistossomose e leptospirose. O alerta foi feito pela Fiocruz.  Além disso, pode haver o agravamento do estado de saúde de pacientes com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.

O epidemiologista Diego Ricardo Xavier, que é um dos responsáveis pelo estudo, afirmou que há um padrão relativamente comum nos problemas de saúde que sucedem a desastres. O estudo destaca que a  área de Brumadinho é endêmica pra febre amarela e esquistossomose, transmitidos por mosquitos e
caramujos. De acordo com a pesquisa, o rompimento da barragem causa uma alteração brusca no  ecossistema, que pode matar predadores naturais e criar condições favoráveis pra esses vetores.

Ouça todos os detalhes na matéria completa:

Deixe seu Comentário

Relacionados

Mais Lidas