Campo Grande/MS
SEM MOTIVOS PARA COMEMORAR
02 maio 2019 - 08h36Por Lívia Machado, Joel Silva

A taxa de desemprego no país subiu para 12,7% no trimestre encerrado em março

OUVIR

A porcentagem diz respeito a 13 milhões e quatrocentas mil pessoas, que atualmente estão sem emprego. Os dados do IBGE demonstram que o número representa a maior taxa de desemprego desde o trimestre terminado em maio de 2018.
 
O resultado apurado para os três primeiros meses de 2019 ficou ligeiramente abaixo do esperado pelo mercado. Média das previsões de 25 consultorias e instituições financeiras consultados pelo Valor Data apontava para uma taxa de 12,8% no primeiro trimestre deste ano.
 
Os dados também revelam outra constatação importante: houve a entrada de um milhão e duzentas mil pessoas na população desocupadas. No universo das pessoas ocupadas houve também uma queda. Menos oitocentas e setenta e três mil em relação ao trimestre de outubro a dezembro, queda de 0,9%.
 
De acordo com o gerente da pesquisa, Cimar Azeredo, a queda na ocupação já era esperada, devido a um movimento sazonal recorrente, que neste período há a dispensa de trabalhadores temporários que foram contratados pro Natal e outros eventos de final de ano.
 
De acordo com a pesquisa Pnad Contínua do IBGE, No primeiro trimestre deste ano, nenhum setor da economia brasileira contratou.  
 
A renda do trabalhador também não apresentou melhora: o único grupo cuja renda teve alta nesse começo de ano foi o de trabalhadores domésticos, em razão do reajuste do salário mínimo, aplicado em janeiro.
 
A procura por emprego é visível nas principais cidades brasileiras. No Rio, centenas de pessoas encararam longas filas para serem atendidas durante um feirão no Maracanã, Zona Norte do Rio.
 
Às 3h15 da madrugada já tinham, ao menos, 50 pessoas na fila. O primeiro a garantir o lugar na fila foi o operador de cremalheira, Murilo. Ele apareceu no Maracanã às quatro da tarde de segunda-feira.
 
Toda essa procura fez sentido, pois a previsão é de que apenas nesta terça-feira seriam oferecidas 970 vagas. Mas até o fim da semana serão duas mil.
 

Deixe seu Comentário

Relacionados

Mais Lidas