
O brasileiro está adiando cada vez mais a saída da casa dos pais. Apenas uma em cada quatro pessoas de 25 a 34 anos não mora com a família, é o que diz a Síntese de Indicadores Sociais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) feita em 2016. Em 2005 a proporção era menor, um a cada cinco jovens deixavam o lar dos pais. Para entender quais aspectos levaram a esse aumento e criou a chamada "geração canguru" o Café das Seis, desta terça-feira (05), conversou com a psicóloga Avany Cardoso Leal.
A mudança social em relação ao aprendizado é um dos fatores primordiais para essa mudança. Antes o adolescente já poderia trabalhar. Agora, antes de iniciar a vida laboral, deve-se ter ensino fundamental, médio, superior, especilização, pós-graduação, mestrado..... E enquanto estuda, o adolescente fica em casa. E claro, isso leva (muito) tempo. Outros fatores são preponderantes como a superproteção imposta pelos pais, a forma de criação, entre outras. Vale ressaltar que todo esse cenário gera consequências negativas na vida dos jovens e adultos.
E aí que rsaber quais são as consequências? Como evitar um canguruzinho em casa? Ouça a entreviosta completa com Avany Cardoso Leal abaixo: