Campo Grande/MS
EDUARDO NA EMBAIXADA?
16 julho 2019 - 10h18Por Lívia Machado, Joel Silva

Possível indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixada gera polêmica

OUVIR

Semana começou polêmica. O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse ontem que, se a possibilidade de indicar o seu filho Eduardo (PSL-SP) para assumir a embaixada do Brasil em Washington está sendo criticada, “é sinal de que é a pessoa adequada”.

A possível nomeação de Eduardo para o posto foi levantada por Bolsonaro na última quinta-feira, dia 11. Desde então, a iniciativa tem gerado críticas de  rajectó ligados às relações exteriores, no meio jurídico e entre políticos.O presidente ainda não bateu o martelo sobre a decisão. Bolsonaro falou sobre o assunto na tribuna da Câmara Federal.

 

Em seguida, Eduardo Bolsonaro também subiu à tribuna para discursar, mas não fez qualquer menção à sua eventual indicação como embaixador. Dirigindo-se ao pai, lembrou da  rajectória política dele e afirmou: “Não é mais uma voz sozinha aqui, estamos ao seu lado”.
Para assumir a embaixada, considerada um dos pontos de maior prestígio na diplomacia brasileira, Eduardo terá de ser sabatinado pelo Senado. A indicação feita pelo pai precisará ser aprovada pela Casa. O parlamentar também terá de renunciar ao mandato de deputado federal.

Legalidade da nomeação
Após a sessão solene na Câmara, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, foi questionado por jornalistas se a eventual indicação de Eduardo se encaixaria como nepotismo.

Na avaliação do ministro não seria um caso de nepotismo, já que o cargo de embaixador é "político". Oliveira também responde pela Subchefia de Assuntos Jurídicos (SAJ) da Presidência, órgão que analisa a legalidade dos atos assinados pelo presidente da República.
Críticas à medida

As reações à ideia de Bolsonaro foram praticamente imediatas. No Itamaraty, diplomatas disseram não se lembrar de alguma vez em que um parente de primeiro grau de um presidente da República foi nomeado para uma embaixada.

 

Deixe seu Comentário

Relacionados

Mais Lidas