Campo Grande/MS
NOVOS PROJETOS
03 maio 2019 - 08h52Por Lívia Machado, Joel Silva

Governo Bolsonaro prepara pacote para destravar a economia brasileira

OUVIR

O Governo Federal prepara um novo pacote que deve conter até cinquenta ações para destravar a economia brasileira e facilitar a retomada do crescimento. Os decretos e projetos de lei vão mexer em regulamentações de setores como o imobiliário e de crédito, passando por micro e pequenas empresas e produtores rurais. 
 
O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem que o governo tem compromisso com a plena liberdade econômica e que nenhuma autoridade vai restringir o preço de produtos e serviços.
 
Entre as medidas em estudo, uma das mais avançadas é a criação da chamada hipoteca reversa. O sistema funcionaria como uma espécie de aluguel, em que o proprietário não precisa deixar de viver no imóvel.
 
Hoje em dia, o tomador do empréstimo recebe um valor em crédito e paga esse financiamento em parcelas mensais. Em caso de inadimplência, a casa oferecida como garantia pode ser tomada pelo credor. 
 
O modelo em estudo seria justamente o inverso, ou seja, o proprietário poderá oferecer o imóvel ao banco, que lhe pagará prestações mensais, pela casa, por um período definido. 
 
Após a morte, a instituição financeira passa a ser dona do bem, podendo negociá-lo no mercado. O instrumento já existe em países desenvolvidos e pode interessar idosos que precisam complementar a renda.
 

Deixe seu Comentário

Relacionados

Mais Lidas