Campo Grande/MS
PRESIDENTE NA ÁSIA
26 junho 2019 - 08h38Por Lívia Machado, Joel Silva

Bolsonaro embarca para o Japão para participar de cúpula do G20

OUVIR

O presidente Jair Bolsonaro embarcou na noite de ontem para o Japão, onde vai participar da cúpula do G20 em Osaka.  O encontro entre as vinte nações mais ricas do mundo está programado para começar nesta sexta-feira. Essa será a primeira participação de Bolsonaro na cúpula.

Já estão agendadas reuniões bilaterais com o presidente da China, Xi Jinping e com os primeiros-ministros da Índia, Nerendra Modi e do Cingapura, Lee Hsien-Loong

O encontro inédito com Xi vai acontecer na sexta, antes da abertura da cúpula. Lembrando que Bolsonaro tem visita oficial à China prevista para agosto.

Já Xi Jinping,  deve vir ao Brasil em novembro para participar do encontro dos Brics – bloco que reúne países em desenvolvimento. O encontro do presidente brasileiro com o chinês deve ser breve e servirá como uma apresentação inicial entre os dois. O país asiático é o principal parceiro comercial do Brasil.

Bom, Bolsonaro também terá reunião bilateral com o controverso príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman.

O líder saudita está envolvido nas investigações sobre a morte do jornalista Jamal Khashoggi, que teve o corpo desmembrado dentro do consulado do país em Istambul.  Na semana passada, a ONU apontou o envolvimento de Salman na morte do colunista.  

O encontro entre os dois acontece no sábado, antes do encerramento da cúpula G20.  O presidente deve partir de volta para o Brasil no mesmo dia. 

 

Deixe seu Comentário

Relacionados

Mais Lidas